Foram inauguradas nove Clínicas da Família e quatro UPAs, além de reformas em 41 unidades
O GDF realizou um total de mil obras para beneficiar a área de Saúde entre 2011 e 2013, que incluem desde inaugurações de mais centros de atendimento a reformas em 41 unidades, de acordo com o balanço apresentado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Dentre os avanços destacam-se a inauguração de nove Clínicas da Família, quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), reformas em 11 hospitais e em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS), como centros e postos rurais.
"O GDF investiu maciçamente em obras, reformas e ampliações das unidades hospitalares para atender melhor à comunidade", explicou o subsecretário de Logística e Infraestrutura de Saúde do DF, Pedro Cardoso.
Vale destacar em 2011: a restauração do pronto-socorro do Hospital Regional de Planaltina (HRPl) e novos espaços abertos na ortopedia e pediatria; reformas no pronto-socorro Obstétrico e do Núcleo de Nutrição e Dietética do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN); além da implantação do Pronto Atendimento Infantil no Hospital Regional do Gama (HRG).
No ano seguinte, o Centro Neurocardiovascular do Hospital de Base do DF (HBDF) foi criado para atender pacientes em estado grave, vítimas, principalmente, de infarto e acidente vascular cerebral. Na unidade há três salas equipadas com aparelhos de última geração.
Outra novidade em 2012 foi a inauguração da Farmácia Ambulatorial Especializada de Ceilândia. A unidade descentralizou o atendimento a pacientes com doenças crônicas que recebem, gratuitamente, medicamentos de alto custo, atendendo cerca de 30 mil usuários de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas e Brazlândia, todos previamente cadastrados.
Em 2013, no HRAN, foi inaugurado no mês de abril o Centro Ambulatorial Especializado, com a abertura de 22 consultórios, nas especialidades de nefrologia, pneumologia, cirurgia torácica, cirurgia vascular e cardiologia.
Na Unidade Mista de Taguatinga foi inaugurado em maio do ano passado o Centro Especializado em Reabilitação, na modalidade física e intelectual. O serviço atende pacientes em todas as faixas etárias que precisam de tratamento especializado.
No ano passado, também foi entregue a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Materna da rede pública de saúde do DF, no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). Com dez leitos exclusivos para gestantes de risco, é considerada uma das poucas UTIs exclusivas para mulheres no país.
Outra melhoria foi a reforma do Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), entregue em agosto de 2013. Hoje são coletados mais de 120 litros de leite materno por mês, o que beneficia os bebês internados na unidade de neonatologia, alojamento conjunto (maternidade), além da UTI Neonatal.
Nesses últimos três anos, a ampliação da Atenção Primária tem sido o foco da atual gestão. Em 2013, foram entregues quatro Clínicas da Família (Samambaia, Recanto das Emas, Nova Colina e Sobradinho II).
Também foram reformados nove Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são: os Centros de Saúde (CS) nº 01 e 05 do Gama e UBS Ponte Alta; CS 09 e 10 de Ceilândia; UBS Engenho Velho e Posto de Saúde Rural (PSR) Córrego do Ouro em Sobradinho; PSR Rio Preto e PSR São José em Planaltina.
0 Comentários