Dados da CBIC apontam alta de 46,1% na venda de apartamentos novos em 2021. Tecnologia passa a ser ainda mais importante nesse cenário
Ao mesmo tempo em que o atual momento estimula a mudança para residências espaçosas, que ofereçam funcionalidade para home office e coworking, conforto nas áreas de convivência para permitir a interação de familiares e amigos, as construtoras se adaptam à nova realidade do mercado. “Também temos notado esse aumento de demanda - tanto do residencial, quanto de obras corporativas. Com prazos cada vez mais apertados, o tempo é um item 'de luxo' nos projetos e há uma grande pressão por cumprir as metas”, afirma a gestora de Assistência Técnica do Grupo A.Yoshii, Daniele Lifonsina Cintra Sagrado.
Reconhecida por cumprir rigorosamente os prazos de entrega desde que começou as atividades, há 56 anos, a construtora vem utilizando sistemas inteligentes e modernos que auxiliam e agilizam as etapas de construção. De acordo com Daniele, além dos modulares, usados em larga escala, a tecnologia de ponta veio para facilitar a execução da obra. “A construção civil brasileira sempre foi uma área muito 'artesanal', pois depende diretamente da qualificação da mão de obra”, observa. “Mas, nos últimos anos, temos utilizado a tecnologia a nosso favor, utilizando cada vez mais ferramentas inovadoras”, completa.
O que é o “BIM” na construção civil?
Entre os recursos aplicados às obras residenciais e corporativas da construtora, a gestora destaca a Modelagem da Informação da Construção (BIM, na sigla em inglês). Em linhas gerais, essa metodologia permite criar soluções digitais, manejando coordenadamente toda a informação de um projeto. “A evolução dos projetos em BIM proporciona maior domínio sobre as atividades que serão executadas em uma obra”, explica. “Podemos prever as possíveis interferências e os impactos no canteiro e antecipar soluções na realização da obra”, completa Daniele.
Também no desenvolvimento de produtos e materiais, a construção civil demonstra evolução. “Demos passos largos em relação a isso, com construções monolíticas em parede de concreto e a utilização de peças pré-moldadas, entre outros recursos”, destaca.
Softwares e drones
A tecnologia a favor da qualidade e da gestão das obras inclui ainda a utilização de drones para o monitoramento das edificações. “O uso de tablets em campo também representa um avanço”, avalia Daniele. “Graças ao equipamento, a liderança consegue checar projetos para sanar dúvidas e problemas técnicos em tempo real e acessar softwares para checagem de serviços e materiais, e controle das atividades desenvolvidas na obra.”
Para a gestora, a tecnologia e os materiais agregados à construção não apenas aumentam a produtividade durante a obra, como também são fundamentais para garantir a qualidade do produto final.
Sobre a A.Yoshii
Desde 1965, a A.Yoshii atua na construção e incorporação de imóveis residenciais e comerciais de alto padrão. Localizados nos bairros nobres de Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas, os empreendimentos se tornaram cartões postais dessas cidades. Com pontualidade na entrega e excelente padrão de acabamento, a construtora executa suas obras com excelência e inovação, priorizando as demandas do mercado, os anseios dos compradores, a segurança do trabalhador e a conservação ambiental. Mais informações: www.ayoshii.com.br.
Sobre o Grupo A.Yoshii
Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.
0 Comentários